Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia

A Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (ECOTOX-BRASIL) foi fundada em 2000, com o objetivo de estimular a pesquisa e desenvolvimento na área de ecotoxicologia e química ambiental. Além disto, visa a formação de recursos humanos aptos a desenvolver e aplicar metodologias e estratégias que permitam equacionar, gerenciar e solucionar problemas ambientais gerados pelas mais diversas atividades humanas. Atualmente, a ECOTOX-BRASIL é o capítulo brasileiro da unidade geográfica da América Latina da Society of Environmental Toxicology and Applied Chemistry (SETAC-LA), sendo que os sócios da ECOTOX-BRASIL se tornam também sócios da SETAC a nível global, usufruindo de todos os benefícios dos membros desta renomada sociedade científica de abrangência global.

Uma filosofia central de ambas as sociedades é proporcionar mecanismos de discussão que integrem, adequem e conciliem os objetivos e os interesses dos segmentos representados pela comunidade científica, pelo setor produtivo e pelas entidades governamentais, com o propósito de proteger o ambiente e assegurar o desenvolvimento sustentável. Ambas as sociedades promovem o avanço e aplicação de pesquisa científica relacionada especialmente à presença de contaminantes químicos no ambiente e o seu potencial de causar efeitos biológicos deletérios nos organismos e ecossistemas. Estas informações científicas devem ser usadas no estabelecimento de políticas ambientais e nas tomadas de decisão pelas autoridades competentes

A Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia publica a revista científica especializada “Ecotoxicology and Environmental Contamination (EEC)”, já indo para o seu 13° ano de existência.

A Ecotox Brasil busca conectar o maior número de profissionais que atuam na área, tanto no setor acadêmico, produtivo ou governamental visando um fortalecimento do grupo e das linhas de pesquisa desenvolvidas no Brasil.