Palestras

P1: 17/08 - 10h15 às 11h15 - “A cara de Janus dos Plásticos
Dr. Marcelino Miguel de Oliveira - CESAM/Universidade de Aveiro – UA - Portugal

Miguel Oliveira é doutorado em Biologia pela Universidade de Aveiro (Portugal), sendo atualmente Investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas como Toxicologia Molecular e Celular, Biomarcadores Humanos e Ambientais e Cultura de Células e Tecidos. Tem mais de 90 publicações científicas, estando entre os investigadores que mais artigos revisam (Publons) na área do ambiente. De entre as suas linhas de investigação destacam-se a avaliação dos efeitos de contaminantes emergentes (e.g., micro(nano) plásticos, nanopartículas e fármacos) em organismos aquáticos e linhas celulares. Alguns dos seus artigos na área dos microplastics encontram-se entre os mais citados das respetivas revistas. Tem estado envolvido na organização de diversas sessões em conferências internacionais da especialidade e cursos de pós-graduação.
P2: 17/08 – 11h30 às 12h30 - “Tecnologia de RNAi como uma alternativa para o controle de pragas agrícolas”
Dr. Henrique Marques-Souza - Instituto de Biologia/Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Professor Doutor do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da UNICAMP, desde 2010. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina (2001), Mestre em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (2003), e doutor em Genética e Genômica Funcional pela Universidade de Colônia, Alemanha (2007). Fez pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA, como pesquisador associado do Howard Hughes Medical Institute (HHMI), de 2008 a 2010. Sua carreira tem sido dedicada a entender o papel de redes de regulação gênica controlando tomadas de decisões celulares em diferentes contextos, como em células-tronco embrionárias e durante o desenvolvimento embrionário e regeneração em animais. Para isso, utiliza ferramentas moleculares de edição genômica (CRISPR-Cas9) e de silenciamento gênico (RNAi) e análise global de expressão gênica (RNA-seq). Atualmente o foco do seu laboratório é desenvolver soluções biotecnológicas através da tecnologia de silenciamento gênico por RNAi para controlar pragas e doenças agrícolas.
P3: 19/08 – 13h45 às 14h45 - “Searching for “Non Toxic” Natural Dyes for Sustainable Applications”
Dra. Dra. Riikka Räisänen - University of Helsinki, Finland

Riikka Räisänen, PhD, works as a principal investigator at the University of Helsinki, Finland. She is the leader of the BioColour research consortium (2019-2025, https://biocolour.fi, financed by the Strategic Research Council at the Academy of Finland), which aims to enhance sustainability in textile and packaging colouration. She has a multidisciplinary academic background, which includes studies in chemistry, environmental research, craft science, textile technology and education. Her PhD (2002) was about fungal anthraquinones as dyes for textile materials. Her main research topics are related to biocolourants, dyeing and sustainable textiles. Räisänen has deep expertise in academic leadership and administration as well as supervision of thesis and lecturing. She is active in scientific writing and refereeing as well as popularizing research results to the broad audience.
P4: 19/08 – 15h00 às 16h00 - “Mudanças climáticas: Impactos na Amazônia e nos ecossistemas brasileiros”
Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto – Universidade de São Paulo (USP)

Professor titular do Instituto de Física da USP e membro do IPCC, Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. É tambem membro da Academia Brasileira de Ciências e vice presidente da ACIESP - Academia de Ciências do Estado de São Paulo.